Você está visualizando atualmente Ferramentas de Apoio – O planejamento tá diferente.

Ferramentas de Apoio – O planejamento tá diferente.

Junho já chegou e lá se foi o mês das Mães, mas para finalizar, nós da iVi resolvemos presentear nossas seguidoras com mais um artigo com o tema Empreendedorismo e Maternidade. E mesmo que você não seja mãe, te convidamos a seguir com a leitura, porque vamos apresentar umas coisas bem legais por aqui.

Em meados de março de 2020 as mulheres mães, que já acumulavam muitas funções, não faziam ideia dos desafios que estavam prestes a ultrapassar. Durante a pandemia, segundo dados do Sebrae, 54% dos negócios liderados por mães sofreram impacto pelo fechamento das escolas, do outro lado, 51% dos pais empreendedores seguiram sem sofrer implicações. A mesma pesquisa também mapeou que mais de 10,1 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres e que 52% dessas mulheres são mães.

Outro dado importante é que 87% das empresárias tem como motivação para seguir empreendendo ter mais tempo com os filhos, de acordo com um estudo feito pela Rede Mulher Empreendedora (RME).

É fato que uma mulher que tem filho já passou por muitos perrengues, seja ela empreendedora ou não, porém, é importante colocar em pauta que uma mulher que empreende depende da sua performance individual, na maioria das vezes. Como condutora de seu negócio a recém mãe precisa aprender a planejar a sua rotina e precisa trabalhar com uma matriz de priorização onde está muito nítido qual é a prioridade: o filho.

Ah, mas tudo passa, é o que dizem! Sim, passa. E se passar com saúde mental materna, sem baby blues ou depressão pós parto, outras demandas vão se instalando. O filho vai para a escola e além de se tornar uma mãetorista, para quem essa empreendedora entrega o atestado até os 3 anos quando a criança não para de ficar doente? Para a mãe empreendedora não existe licença maternidade, não existe atestado de acompanhante, não existe horário de almoço ou encerramento de expediente.

Masss, a Ivitrinas não é o muro das lamentações, não é mesmo? Aqui a gente entrega solução. Então, vamos para elas. Desenvolvemos ferramentas para que você, mulher empreendedora, inserida ou não na maternidade, possa trabalhar cada vez melhor.

Todo mundo que decide mergulhar no empreendedorismo já ouviu falar de planejamento: planejar é tudo! Quando a gente pensa em se planejar vem a nossa mente alguns post-its, canetas, uma cartolina, vários métodos, muita teoria e SILÊNCIO (coisa que uma mãe não tem). Mas, planejar pode ser algo muito mais leve que isso, planejar pode ser algo feito para aliviar muitas demandas diárias, pode ser, inclusive, ensinado para sua família.

Oi? Como isso, Ivi?

Quando sentamos no domingo a noite (depois das crianças dormirem) ou na segunda quase de madrugada (antes deles acordarem) para planejar nossa rotina podemos entender as demandas, priorizá-las e, a melhor parte, distribuir as tarefas. Já parou pra pensar que você não precisa fazer tudo sozinha?

Quando visualizamos nossas tarefas e tornamos isso visual conseguimos entender aquela sensação de “o dia já terminou e eu não fiz nada”. Além de nós mesmas visualizarmos o tamanho da demanda, podemos deixar nítido para todos que vivem conosco. E, assim, todas aquelas atividades que ficam indo e voltando da nossa mente, podem ser distribuídas sem que a gente fique se esforçando para lembrar de tudo e para fazer tudo.

Vamos lá, mão na massa:

  • Matriz de Impacto/Esforço
    Esse é o lugar onde você vai listar todas as tarefas e decidir qual delas precisa ser executada antes, qual demanda mais tempo, qual pode ser feita rapidamente e quais podem ser delegadas a alguém. Comece por ela, por mais simples que seja a tarefa. Isso vai te ajudar na vida pessoal e profissional. Se quiser saber mais sobre como usá-la na vida profissional essa matéria do Rock Content está super didática: https://rockcontent.com/br/blog/matriz-de-esforco-x-impacto/ (modelo exclusivo da Ivi aqui: Matriz_de_Impacto.Esforço_Ivi)

  • Planner semanal Ivi         
    O planner semanal é a chance de desenhar a rotina da família, para as mais controladoras (e não existe problema nenhum em ser) ela pode começar sendo feita sozinha, é um mapeamento, uma visão geral de tudo o que deve ser feito durante a semana – aqui vale incluir momentos de lazer e auto cuidado. Para quem gosta de planejar em família e tem filhos adolescentes, por exemplo, tornar isso um momento prazeroso, como um café da manhã de domingo, por exemplo, é uma opção. Basta cada um dizer o que tem dentro da sua semana e, juntos, podem traçar planos e estabelecer datas. Na empresa, caso tenha mais funcionários vale a mesma dinâmica, uma reunião de alinhamento semanal (sexta ou segunda) pode servir de suporte para você e seus funcionários, dando a eles a visão do quanto, como e quando tem a ser feito. (modelo exclusivo da Ivi aqui: Planner_Semanal_Ivi)

  • Planner financeiro mensal Ivi     
    Esse aqui precisa de um pouco mais de concentração, mas pode ser feito de forma mensal, o que alivia o fardo das semanas e tem um trabalho menor porque muitas das contas fixas já estarão mapeadas. Um planner para as contas da casa e outro pra empresa, essa é a melhor forma de manter uma coisa independente da outra e não ter ninguém se metendo nas finanças da sua empresa. (modelo exclusivo da Ivi aqui: Planner Financeiro_Ivi)

  • Cronograma semanal de refeições       
    Impossível ser uma mulher mãe empreendedora sem ouvir a pergunta “qual é a janta?”. O cronograma de refeições é o momento de pensar em todos da casa, e isso inclui você, tá? Lanches rápidos entre uma reunião e outra, alimentos que possam ficar no carro e que sejam minimamente saudáveis pra você aguentar o tranco ou dar para as crianças naquele fim de tarde, depois da escola. (modelo exclusivo da Ivi aqui: Cardápio_Semanal_Ivi )

Se der certo conta pra gente, se não conseguir usar por qualquer motivo que seja: conta pra gente também. Sabe porque? Porque somos uma rede de apoio! Somos suporte e entendemos o que as empreendedoras vivem na pele. Estamos aqui pra construir muito mais que conteúdo, nascemos com o propósito de mudar a vida das mulheres que decidem empreender!

Vamos juntas?

Deixe um comentário